Muricy Ramalho

Liderança | Estratégia | Tomada de decisão

Ex-treinador e comentarista no Sport TV

O paulistano Muricy Ramalho é um dos jogadores mais marcantes do São Paulo e um dos técnicos de futebol mais vitoriosos do país. A vocação veio de casa: o pai de Muricy foi um famoso jogador da várzea paulistana. Em 1971, Muricy iniciou no time profissional do São Paulo. Aos 16, jogou ao lado de ídolos como Paulo Borges e Benê, no Pontagrossense. Ao retornar para o São Paulo, o irreverente e cabeludo jogador encantou pela habilidade com a bola e foi um dos principais responsáveis pelo título paulista de 1975. Em 1979, migrou para o Puebla, do México, no qual foi campeão mexicano em 1983 e, no ano seguinte, defendeu o America-RJ. Após uma série de contusões, Muricy encerrou a carreira como jogador e iniciou a carreira como treinador, tendo passagens históricas no São Paulo, Palmeiras, Fluminense, Internacional, Náutico, Figueirense, entre outros. Acumulando títulos e prêmios, Muricy foi campeão brasileiro em 2006, 2007 e 2008 pelo São Paulo. 

Após encerrar sua carreira como técnico, Muricy virou comentarista no canal SporTV da rede Globo, encerrando sua passagem no final de 2020.

Atualmente, atua como coordenador de futebol no São Paulo e realiza diversas palestras sobre liderança e motivação.


Depoimentos

Gabriela Liso - Coordenadora Clube Lab

Gabriela Liso - Coordenadora Clube Lab

"A experiência com a Insperiência foi ótima! Não poderia estar mais satisfeita. A palestra do Muricy foi maravilhosa! Valeu muito a pena. E o pessoal amou real! Elogiaram demais que pude trazer essa experiência aqui pra dentro, com um nome tão forte e uma palestra tão incrível. Quero, com certeza, repetir a dose!"