fbpx

O oposto do machismo é a liberdade

Ruth Manus

SIGA NAS REDES |

Instagram
Youtube

Ruth Manus é advogada e professora universitária. Em suas palestras fala sobre empoderamento feminino, feminismo, igualdade de gênero, mulheres e o mercado de trabalho, grupos vulneráveis, discriminação, minorias, questões geracionais, geração Y, dilemas das gerações atuais, realização pessoal, mudança de planos e a busca por felicidade.

Instagram
115.000

seguidores

Youtube
2.790

seguidores

produtos

fazer cotação

FALE CONOSCO.

CONTATO.

Av. Queiroz Filho, 1700

Casa 25 e 26 - Vila Hamburguesa

São Paulo – SP

05319-000

Entre o romantismo e o terrorismo deve haver uma maternidade possível. Entre os discursos de “você vai descobrir o único e verdadeiro amor e todos os seus dias vão ser lindos” e o “ACABOU, VOCÊ NUNCA MAIS VAI TER UM MINUTO DE PAZ”. Entre as narrativas de bebês que dormem 12 horas seguidas e os que acordam a cada meia hora. Entre as mães que dizem que depois de 2 meses já entravam em todas suas roupas e as que dizem que seus peitos foram parar na altura do joelho e suas olheiras já se fundiram com as fossas nasais. Entre as mães que dizem que 3 meses depois do parto retomaram suas carreiras de sucesso serenamente e as que dizem que nunca mais foram capazes de trabalhar 20 minutos seguidos.

Entre narrativas que colocam a régua num lugar inatingível e as que nos colocam um pânico total de que essa decisão foi um desastre completo e trágico, deve haver um lugar possível para ser uma mãe meio termo. Só isso. Uma mãe meio termo, mediana, razoável. Uma mãe com altos e baixos, meia dúzia de acertos, meia dúzia de erros, uma dúzia de tentativas bem intencionadas.

Não estou pretendendo brilhar, nem ensinar ninguém a ser mãe. Só quero me sair mais ou menos bem, ter, a princípio, umas noites mais ou menos, um corpo mais ou menos, uma disposição mais ou menos. Não pretendo ser o meteoro da maternidade, nem o buraco negro dela. Não quero ouvir narrativas de sucesso absoluto, nem tenho estômago para histórias de terror. Só quero esse meio termo, essa é a meta, não mais do que isso. Por razões de saúde mental e física. Entre o romantismo e o terrorismo tem que haver uma maternidade possível.

A palestra tem a intenção de ser um lugar de acolhimento para todas as mulheres: as que são mães, as que não são, as que não sabem se querem ser. Com bom humor, Ruth, que é madrasta e agora mãe- mas que sempre teve dúvidas se queria ou não ter filhos- tem uma conversa franca com o público sobre como a sociedade condiciona o valor da mulher à maternidade, mas, ao mesmo tempo, cobra dela uma vida profissional e estética como se não tivesse filhos.

Machista, eu?

Os debates sobre machismo deixaram de ser uma necessidade superficial nas empresas para serem pautas essenciais. O número de ações trabalhistas e de denúncias contra empresas coniventes com situações desrespeitosas derivadas de comportamentos machistas é cada vez maior. Esse assunto precisa ser debatido o quanto antes pela segurança da empresa e bem estar dos colaboradores. Com base em seu novo livro “Guia prático antimachismo”, Ruth Manus apresenta sua nova palestra com carisma e sem acusações.

palestras-a-escalda-dos-vulneraveis-ted

Mulheres Não São Chatas, Mulheres Estão Exaustas

palestras-mulheres-nao-sao-chatas-mulheres-estao-exaustas

Sabemos que a vida no século XXI é realmente desgastante e ser mulher nunca foi tarefa fácil, em momento nenhum da história. Mas ser mulher nos dias atuais é um verdadeiro malabarismo. Coordenar carreira, saúde, dinheiro e amores sem perder todos os nossos fios de cabelo torna-se uma tarefa praticamente sobre-humana. Pensando nisso, Ruth Manus criou essa palestra para falar sobre o assunto com leveza e bom humor.

Assuntos abordados:  Feminismo, direitos, trabalho, família e outros temas insistentemente presente na vida das mulheres.

Para quem:  Para mulheres que querem se livrar dos rótulos que a sociedade lhes deu e para homens que têm a intenção de ajudá-las.

A escrita é relevante para todos: é a base da vida profissional e acadêmica, além de influenciar as relações na vida pessoal. Mas como lidar com o fantasma da página em branco? O que fazer quando você espera, espera e espera, mas a inspiração não vem? Todo mundo já passou por isso, mas a Ruth Manus mostra que existe uma solução. Escrita Criativa com Ruth Manus - agora, online!

No curso online de Escrita Criativa você recebe orientações e dicas da Ruth para desenvolver a sua própria rotina de escrita, pois acreditamos que não existe certo ou errado, bom ou ruim: existe o que funciona pra você. 

O curso pretende auxiliar todos os tipos de pessoas a identificar seus problemas com a escrita e solucioná-los. Ao final do curso, espera-se que o aluno saiba identificar seus pontos fracos e pontos fortes, bem como que esteja munido das ferramentas necessárias para vencer obstáculos e progredir nesse assunto.

cursos-escrita-criativa

cases

fazer cotação

FALE CONOSCO.

CONTATO.

Av. Queiroz Filho, 1700

Casa 25 e 26 - Vila Hamburguesa

São Paulo – SP

05319-000

cases-livros

Livros

Além de escrever diariamente em suas redes sociais e ter uma coluna no jornal português "Observador" aos sábados, Ruth Manu também é autora de oito livros publicados no Brasil e em Portugal, entre eles: "Guia prático antimachismo", “Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas”, "Um dia ainda vamos rir de tudo isso", "10 histórias para tentar entender um mundo caótico", "40 pequenos desabafos de quem não nasceu para quarentenas", "Modéstia à parte: coisas que o mundo inteiro deveria aprender com Portugal", "Pega lá uma chave de fenda: e outras divagações sobre o amor" e "Coisas que ninguém conta a um estudante de direito", em parceria com o seu pai, Pedro Paulo Manus.