Destaque

Afaste o pânico da sua empresa: lave as mãos (e cuide da cabeça)

Afaste o pânico da sua empresa: lave as mãos (e cuide da cabeça)

É impossível ignorar a situação mundial diante da pandemia do coronavírus.

Em todos os lugares, seja nas redes sociais ou na fila da padaria, só se fala no mesmo assunto: lave bem as mãos com água e sabão (no mínimo 20 segundos) ou higienize com álcool gel, mantenha distância das outras pessoas, use o braço para cobrir o rosto ao tossir ou espirrar, evite aglomerações.

Nessa de evitar aglomerações, muitas empresas têm liberado o home office aos seus colaboradores. Um privilégio e tanto em tempos que o isolamento social é tão recomendado.

Mas agora o pânico já foi instaurado.

Existe uma linha tênue entre tomar medidas de precaução e ficar neurótico. Diante de um cenário de tantas incertezas (na área da saúde, na economia e em tantos outros aspectos da vida), não é de se espantar que tanta gente esteja cruzando essa linha nos últimos dias. O medo se dissemina até mais rápido que o vírus. 

Mas não dá para pausar os negócios e esperar a crise passar. Agora, mais do que nunca, é hora de engajar os colaboradores da sua empresa, orientá-los e motivá-los. Para ouvir sobre o COVID-19, basta ligar a TV, logar no Facebook ou ligar para um amigo. E isso não faz bem para a saúde mental de ninguém.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas que vão ajudar você e os demais colaboradores da sua empresa a reduzirem os danos que a crise vem impondo a todos.

6 dicas para você e sua empresa não entrarem em pânico

1. Tome um ar

Se possível, saia para caminhar em horários com menor fluxo de gente.

De qualquer forma, não deixe de abrir as janelas, arejar a casa, deixar o sol entrar. O isolamento tende a trazer pensamentos negativos e é natural que a energia caia um pouco, mas o sol ajuda a recuperar o astral.

2. Faça exercícios físicos/meditação

Deixar de ir à academia para evitar aglomerações não te impede de fazer exercícios. Basta pesquisar um treino e adaptar à estrutura da sua casa. Baixe um aplicativo de treinos ou faça uma busca no YouTube, puxe o tapete da sala, faça um alongamento, escolha uma playlist legal e relaxe!

Por falar em relaxar, é a hora de usar aquele aplicativo de meditação que você baixou e mal usou. Para quem não tem costume, a meditação guiada pode ser uma boa forma de começar. Te acalma e ainda ajuda na concentração.

Sugestões de aplicativos para treino: Nike Training, BTFIT, Seven.
Sugestões de aplicativos para meditação: Medite.se, Zen, Headspace.
Todos disponíveis para iOS e Android.

3. Respeite os horários

Quando se trata de home office, alguns preferem se vestir como se fossem sair para trabalhar. Para outros, não faz tanta diferença. Mas a questão dos horários é fundamental. Não esqueça seu horário de almoço ou o fim do expediente. Não trabalhe demais (nem “de menos”) – siga a sua rotina de trabalho normalmente.

4. Consuma conteúdos diversos

Busque informações não relacionadas ao vírus. Tire um tempo para ler livros por prazer, assistir a filmes e séries, ouvir podcasts, estudar assuntos do seu interesse, escrever, criar. Retome seus hobbies. Indique aos seus colegas de trabalho e ajude a criar uma corrente do bem, com conteúdo de qualidade.

Da nossa parte, indicamos o podcast Investidor de Relacionamento, do nosso speaker Guilherme Alf. Clique aqui para ouvir no Spotify ou aqui para assistir no YouTube.

Também temos uma playlist no YouTube recheada de conteúdo relevante dos nossos speakers. Clique aqui e confira.

5. Evite excesso de informação

Acompanhar as notícias em tempo real não é nada saudável. Busque atividades que te afastem da tela do celular, computador, televisão e outros aparelhos. Desde pegar um livro físico para ler até colocar a mão na massa e arriscar uma receita nova na cozinha. Separe roupas que não usa mais para doação, arrume aqueles documentos que nunca encontra tempo para organizar… Se desconecte um pouco.

6. Assista a palestras e treinamentos online

Se existe um momento em que a motivação do time é imprescindível, esse momento é agora. Crises geram ansiedade, medo, preocupação e desmotivam qualquer colaborador. Ainda mais quando cada um está na sua casa e a interação, apesar dos meios digitais, é prejudicada.

Uma boa forma de incentivar seus colegas ou colaboradores a manterem a calma diante dessa situação é oferecendo conteúdo.

Muita gente compartilha dos mesmos medos sem nem saber e sofre em silêncio. Criar um canal aberto de diálogo é fundamental para que a empresa (e cada profissional dela) ganhe força. Seja através de conteúdo técnico ou motivacional, estamos empenhados em criar soluções que se adaptem ao momento que todos estamos vivendo. Confira em nosso site algumas das soluções de conteúdo online.

 

A sua vida e da sua empresa não podem parar.

Faça a sua parte para conter a transmissão do coronavírus, converse com seus amigos e colegas, fique em casa. Esse é um momento de demonstrar união e empatia.

Em um mundo VUCA (sigla para volátil, incerto, complexo e ambíguo), tudo pode mudar. E precisamos estar preparados emocionalmente para isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *