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Como fazer eventos online interativos para a sua empresa

Como fazer eventos online interativos para a sua empresa

Os eventos online, assim como os presenciais, podem ser implementados nas empresas com os mais diversos objetivos. Seja uma convenção de vendas, lançamento de novos produtos, treinamentos para motivar e capacitar colaboradores ou estreitar relacionamento com clientes e parceiros. Mas, afinal, como fazer eventos online que conquistem a atenção do público da mesma forma que os eventos presenciais?

Neste artigo, falaremos sobre os tópicos que consideramos mais importantes na organização de eventos remotos. Como uma empresa que valoriza as experiências, reunimos tudo o que é preciso levar em consideração desde o planejamento até a execução do evento. Confira!

Foco no público-alvo

Antes mesmo de se perguntar como, responda a essa pergunta: por quê? Tenha clareza sobre os objetivos que a empresa deseja alcançar promovendo o encontro remoto. Isso ajudará a definir os próximos passos e tornará cada escolha mais assertiva.

Além disso, tenha em mente que todos os eventos devem ser focados nas pessoas que participam deles. Mas, no caso dos eventos online, o desafio de atrair e reter pode ser ainda maior. Portanto, cada detalhe deve ser pensado de acordo com os interesses do público e a experiência que a organização deseja proporcionar. Isso requer um conhecimento profundo sobre as características do público-alvo e atenção redobrada.

Conceito e identidade

Crie um conceito para o seu evento! É uma forma de conquistar destaque, credibilidade e transmitir profissionalismo. Muitas pessoas ainda se sentem inseguras e desconfiadas do mundo digital, então trabalhe na identidade do projeto e faça dele ainda mais marcante. Assim, seu público levará o evento “mais a sério”.

Desde a criação de um nome atrativo até o desenvolvimento da identidade visual, cada elemento é essencial na construção pré-evento.

Divulgação

Com o conceito devidamente criado, invista em divulgação nos meios digitais. Seja criativo! Crie uma página especial para o evento, se possível, com todas as atrações, programação completa, benefícios e diferenciais do evento. Se ele é voltado para os colaboradores da empresa, foque na divulgação interna e aumente ainda mais o engajamento. Você pode incluir sorteio de prêmios, por exemplo, como um dos pontos que chamam a atenção das pessoas.

Lembre-se: se o evento é online, nada mais justo do que usar e abusar dos recursos digitais para divulgar a experiência que está por vir.

Roteiro e conteúdo

Um roteiro bem elaborado faz toda a diferença na dinâmica de um evento online.

Captar a atenção do público de forma remota tende a ser mais trabalhoso do que presencialmente. São muitas distrações e uma infinidade de conteúdos a um clique de distância. Por isso, invista em conteúdo relevante e uma narrativa envolvente. Tenha momentos de interação que permitam que o público faça parte do evento não apenas como espectador, mas como participante.

Além disso, os temas abordados devem estar conectados com o momento atual da empresa e, de forma mais ampla, da sociedade. Para isso, recomendamos a leitura do post: Temas para palestras.

Mediação de conteúdo

No tópico anterior, falamos da importância da interação. Para aumentar a interatividade do seu evento e tornar esses momentos mais leves, os mediadores de conteúdo são ótimas opções.

O mediador é responsável por apresentar e fazer conexões entre cada atração, além de contribuir com mais conteúdo e dinamismo para o evento. Se os conteúdos abordados são mais densos, por exemplo, o mediador faz uma “quebra na tensão” necessária para que o público continue absorvendo as mensagens sem que o evento fique cansativo ou maçante.

Falamos sobre mediação de conteúdo com humor neste post: 4 motivos para investir em comédia na empresa.

Direção artística

Se a sua dúvida é como fazer eventos online de forma profissional, isto é, com recursos que vão além de câmera e microfone, invista em uma direção artística. A disposição do cenário e a troca de câmeras torna a experiência mais fluida e interessante para quem assiste ao evento.

Com a direção artística, cada desdobramento do roteiro ganha um aspecto mais autêntico e os recursos disponíveis são melhor aproveitados.

Estrutura e transmissão

Por último, mas não menos importante: a transmissão. Uma transmissão de qualidade requer boa conexão de internet e quanto maior a estrutura escolhida, mais equipamentos e equipe preparada para colocar o evento no ar são necessários.

As transmissões online são consideravelmente acessíveis: diversas redes sociais e plataformas específicas oferecem a opção, mas a experiência audiovisual deve ser um ponto de muita atenção. Transmissões online estão sujeitas a diversos imprevistos que tendem a prejudicar as taxas de retenção de público. Se a conexão cai, por exemplo, muitas pessoas desistem de acompanhar um evento ao vivo. Por isso, para transmitir eventos de grande alcance é muito importante investir em uma equipe qualificada.

Assim como os eventos presenciais, organizar eventos online requer muito planejamento e preparo. Mas não se preocupe! A Insperiência conta com uma estrutura segura e tecnológica desenvolvida especialmente para transmissões online: a LIVEXP. Transformamos os eventos da sua empresa e cuidamos de cada detalhe: desde o conteúdo, roteiro e mediação até a transmissão com excelência. Para saber mais, clique aqui e fale conosco!

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