Destaque

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional existe?

"equilíbrio entre vida pessoal e profissional existe?"

Tem horas que a vida parece um lençol de elástico. Quando você arruma de um lado, solta do outro. Então, como podemos arrumar dos dois lados, isto é, manter o equilíbrio entre o trabalho e as questões da vida pessoal? 

No último post, falamos sobre propósito de vida. Mostramos que é sempre bom tê-lo em mente e reavaliá-lo sempre que necessário… Mas convenhamos, tem hora que a gente só precisa se desligar um pouquinho, né? 

Na correria em que vivemos, onde ser workaholic (trabalhar compulsivamente) é visto como qualidade e nas empresas mais jovens não existe hora de chegar nem de sair, falar em equilíbrio é imprescindível. 

As vezes é difícil imaginar uma vida equilibrada, porque a palavra equilíbrio nos remete à imagem de uma balança – o mesmo peso dos dois lados, 50/50.

Mas como podemos trabalhar 8h por dia, dormir mais 8h (como orientam os médicos) e ainda sobrar tempo para praticar esportes, cuidar da saúde, passar tempo com a família, sair com os amigos, se divertir?… É, a conta não fecha. 

gif do bob esponja tentando manter o equilíbrio ao passar roupa, limpar o espelho, passar aspirador de pó e fritar hamburguer ao mesmo tempo

Para analisar a qualidade de vida nos países, um bom indicador é o Better Life Index. Criado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, ele leva em conta 11 fatores relevantes. 

No quesito vida/trabalho, os dados apontam que, no Brasil, 7% dos colaboradores trabalham durante horas muito longas (mais de 50 horas por semana). Já os trabalhadores que atuam em tempo integral (44h semanais) dedicam, em média, 14,6 horas por dia aos cuidados pessoais (incluindo as horas de sono) e lazer.

Mas calma, é nesse ponto que devemos voltar à questão do propósito. Se você tem um bem definido, é possível fazer com que o seu trabalho seja mais prazeroso.

Não que você vá trabalhar 24h por causa do propósito, mas você deixa de depender somente do seu tempo livre. É difícil ser feliz só no final de semana – e as novas gerações estão cada vez mais conscientes disso.

Como as gerações lidam com a questão do equilíbrio?

Os baby boomers (nascidos entre as décadas de 40 e 60) encaravam o trabalho de uma forma completamente diferente das novas gerações. Para eles, o mais importante era sustentar a família e dispor de bens materiais, independente das exigências da empresa. Não associavam, necessariamente, trabalho e felicidade. 

Já as gerações X (nascidos entre os anos 60 e 80), Y (nascidos entre 1980 e 2000) e Z (que nasceram nos anos 2000) priorizam seus próprios interesses. Movidos por feedbacks e reconhecimento no ambiente de trabalho, admiram competências e novos desafios, não cargos e hierarquias. 

No caso de quem tem filhos, a situação é ainda mais complicada. Imediatistas que são, as novas gerações vivem um dilema maior: como ser um bom pai ou uma boa mãe, acompanhar o desenvolvimento dos filhos, ser presente na criação, além de ser um profissional bem sucedido? Clique aqui para ler o case da Dani Scapin, mãe, esposa e profissional que tem muita propriedade no assunto. 

Sabemos que cada caso é um caso, mas pensamos em algumas medidas básicas para te ajudar a equilibrar a vida. Vamos lá, arraste para o lado para ver nossas dicas – e é só segurar pra ler 😉

"como manter o equilíbrio @insperiencia"
"estabeça metas para a vida pessoal além da profissional"
"tenha prioridades"
"Delegue atividades e trabalhe em equipe"
"Tire férias"
"Cuide da saúde"
"Tenha hobbies"
"desestressar, ocupa sua mente e torna o dia a dia muito mais leve. Estimule sua capacidade de aprendizado"
"Cuide da sua saúde mental"
"Reserve tempo para seus amigos e familiares"
"descanse"

E o principal: não se cobre tanto!

Muitas vezes você vai se sentir incapaz de conciliar tudo, mas isso é perfeitamente normal. Como seres humanos que somos, nem sempre será possível se entregar 100% em tudo que você faz. 🙂

Para te ajudar a visualizar os pontos que merecem mais atenção na sua vida, seja no campo profissional ou pessoal, elaboramos um material bem legal e intuitivo.
Clique aqui para ter acesso à Roda da Vida e descobrir o que fazer para conciliar melhor suas atividades.

Depois comenta aí o que achou! 

1 comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *