Destaque

Metas para 2020: planeje o próximo ano

Metas para 2020: planeje o próximo ano

Decoração natalina nas lojas, todo mundo animado pra festa da firma, amigo secreto e vários planos para o Réveillon… é, como diria a musiquinha: então é Natal!

E o que você fez?

Calma, não estamos aqui para te cobrar pelos seus planos anteriores. (Mas, convenhamos, é importante fazer um balanço geral também, né?). Estamos aqui para falar de metas! 

Afinal, o começo de um novo ano é um momento propício a novas ideias e projetos. É claro que a mudança de ano não é milagrosa. Sabemos que as coisas não se resolvem como num truque de mágica, mas a motivação que um novo ano traz pode ser incrivelmente benéfica.

Seja no trabalho ou na vida pessoal, é hora de refletir sobre o que deu certo, pegar o que não funcionou e planejar formas de fazer acontecer. Tirar aquele projeto importante da gaveta, traçar metas e fazer um bom planejamento para o próximo ano.

Resolvemos abordar metas pessoais e para a empresa porque, no fundo, elas têm muito em comum.

Por que ter metas é importante?

No post sobre reinvenção falamos sobre como é necessário acompanhar as constantes mudanças do mundo. Ter metas é uma forma de desafiar os próprios limites, sair da zona de conforto e arriscar voos cada vez mais altos.

As metas também são formas de avaliar performances e descobrir os resultados que suas ações estão alcançando. Fazemos tanto diariamente, e muitas vezes temos a impressão de estarmos estagnados. Com metas, o desenvolvimento fica muito mais evidente.

Tanto para pessoa física quanto para a jurídica, as metas fazem com que o caminho fique mais claro, são como pontos de apoio para alcançar os objetivos.

Mas tenha metas alcançáveis!

Muita gente se frustra porque estabelece metas fora da realidade. Assim não adianta muito, né?

É importante sonhar grande, mas também precisamos ter planos de ação capazes de nos aproximar desses objetivos. Afinal, antes de vencer uma maratona é preciso dar os primeiros passos. Aliás, vale ressaltar aqui a diferença entre objetivos e metas: as metas são muito mais palpáveis e práticas. Pense em metas que consiga transformar em ação.

Tenha prioridades…

No calor do momento, pensamos em milhares de metas. Depois que aquela empolgação passa, é difícil conciliar tanta coisa. Dispersar é um grande problema, e é por isso que saber priorizar é tão importante.

Ter tantas metas pode parecer melhor do que ter poucas, mas é melhor alcançar as poucas do que ter muitas e perdê-las ao longo do caminho.

…e não esqueça delas

Outra dificuldade é manter o foco nas metas propostas assim que o ano começa. Tudo bem, é sempre mais fácil com aquele gás inicial, mas conforme os dias vão passando começamos a nos acomodar. E isso não pode acontecer.

Se a meta não for alcançada, que seja por uma boa razão e não pela falta de esforço, certo?

Para te ajudar na organização de prioridades, preparamos um planner para 2020.
Clique aqui, baixe o seu e já comece a refletir sobre as metas para o próximo ano 🙂

1 comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *