Destaque

Reinvenção: o que você faz para mudar?

Reinvenção: o que você faz para mudar? (@insperiencia)

Se quando falamos em reinvenção o seu primeiro pensamento é uma mudança brusca na carreira, talvez seja melhor repensar. Afinal, é preciso se reinventar com frequência: o mundo muda, nós mudamos também.

A ideia de que para se reinventar é preciso largar tudo o que você já conquistou e começar do zero é bastante equivocada. Na verdade, dificilmente alguém é capaz de deixar de lado a bagagem de uma vida toda. Suas experiências, aprendizados e conhecimento te acompanham aonde você for.

Mas isso não pode ser um problema, certo? Na verdade, está mais para um benefício. Ainda que você passe, de fato, por essa mudança brusca na carreira que mencionamos acima, as conquistas da sua carreira anterior podem te ajudar muito nesse processo.

Um bom exemplo disso é o Denílson Show. Pentacampeão mundial pela seleção brasileira, ele conquistou espaço nos estádios, como jogador de futebol, e nos estúdios, como comunicador. Após aposentar as chuteiras, Denílson se reinventou e entrou na área da comunicação. Hoje, é apresentador do programa Jogo Aberto na Rede Bandeirantes e speaker da Insperiência – conhecido, inclusive, pelo talk show “Aqui é Trabalho e Muita Resenha”, com Muricy Ramalho.

Ainda que não atue mais como jogador de futebol, Denílson continua envolvido com o esporte. A reinvenção, nesse caso, foi um tipo de adaptação às novas condições. Ele precisou desenvolver novas habilidades para trabalhar no meio da comunicação, mas não deixou de lado seu conhecimento sobre futebol e suas vivências anteriores.

A reinvenção pode partir de diversas situações. Seja a insatisfação, a necessidade imposta pelas circunstâncias ou simplesmente a vontade de mudar. Além disso, ela não necessariamente implica uma mudança completa: pode ser um pequeno detalhe, mas que faz a diferença na sua vida.

E é sobre isso que a reinvenção se trata, isto é, fazer algo que faça sentido para você. Não é fácil sair da zona de conforto, ousar transformar algo que vem te deixando insatisfeito por algum motivo. Além do medo de mudar, vem o medo de ser julgado, mal interpretado pelas pessoas ao redor.

Ignore os “Ah, mas se você era tão bem sucedido, por que vai arriscar uma carreira diferente?” e corra atrás do que você quer.

Se a estagnação te incomoda, se permita a reinvenção 🙂

Sabemos que falar é mais fácil do que colocar em prática. Por isso, organizamos algumas dicas práticas para você que quer se reinventar como profissional. Mas calma! Para isso, você não precisa fazer uma grande revolução na sua vida, pode ser uma mudança simples também, ok?
Clique aqui e confira nossas dicas práticas para reinvenção profissional!

1 comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *