Destaque

Temas para palestras: descubra o conteúdo ideal

temas para palestras: descubra o conteúdo ideal

Novembro é o mês em que a atenção aos eventos nas empresas é redobrada, tanto pela expectativa das confraternizações de fim de ano quanto pelas ideias para o ano que está por vir. É um momento propício ao planejamento de novos projetos, assim como para motivar seus colaboradores.

Investir em experiências que agregam valor à equipe é muito importante em qualquer empresa. Neste aspecto, as palestras são sempre válidas, pois costumam ter um formato dinâmico e descontraído, geram interação com o público, além de trazer informações práticas, situações do dia a dia e histórias que aproximam e integram as pessoas envolvidas.

Mas muita gente ainda tem dúvidas quanto a escolha mais adequada. Será que o ideal é realmente uma palestra ou algo mais denso, como um treinamento ou workshop? Qual tema abordar nessa palestra? Como encontrar o palestrante ideal? Aqui vão alguns pontos que podem te ajudar nessa tarefa.

O que sua empresa precisa?

Para determinar o conteúdo ideal é imprescindível conhecer o cenário atual da empresa e, mais do que isso, determinar quais são os objetivos que a empresa almeja atingir a curto e longo prazo. Pode parecer simples em um primeiro momento, mas essa tarefa nem sempre é tão fácil.

É necessário um olhar muito atento aos pontos fortes e fracos da equipe, de modo que a palestra contratada alavanque os resultados da organização. Quais são os aspectos que a equipe precisa trabalhar para que esses objetivos sejam alcançados?

Ainda que inovação seja uma tendência e todas as empresas estejam falando sobre isso, será mesmo que esse é o conteúdo que sua empresa mais precisa nesse exato momento?

Essa reflexão sobre as condições da empresa torna a escolha de um tema para palestra muito mais assertiva. Afinal, há sempre uma contrapartida esperada quando se leva um conteúdo diferenciado a sua empresa. Sendo assim, que tipo de resultado você espera obter através dessa palestra?

Quem é o palestrante indicado?

Uma vez identificado o tipo de conteúdo mais adequado à situação da empresa, chega o momento de encontrar o palestrante ideal.

No mercado atual, os palestrantes cobram de R$500,00 a R$150.000,00. Segundo pesquisa realizada pela ABTD, a média de cachê para palestras no Brasil é de R$5.800,00. Evidentemente, o budget da empresa é o que vai determinar a dimensão do investimento em uma palestra. No entanto, para fazer a escolha certa é preciso ter atenção a alguns fatores.

Contratar um palestrante cujo cachê é muito acima da média não garante a qualidade da palestra. Mais do que o valor cobrado, é importante ter cuidado, coerência e investir em um profissional que tenha experiência no assunto abordado. Alguém que tenha realmente vivido o tema de sua palestra, tenha histórias, cases e consiga gerar identificação com o público.

Um profissional que fale com propriedade sobre o assunto de sua palestra é capaz de transmitir muito mais credibilidade. Além disso, ele consegue deixar uma mensagem duradoura aos participantes. Esse é o tipo de experiência que pode trazer resultados para a sua empresa, motivar e capacitar a sua equipe.

É essencial que o palestrante tenha um briefing com a empresa, seja em uma call ou em uma reunião presencial. Assim, são alinhadas as expectativas e o palestrante fica ciente do tipo de conteúdo que a empresa pretende transmitir aos seus colaboradores, assim como tem tempo para adequar sua linguagem ao público.

Experiências que inspiram

Falamos muito sobre criar conexões com o público e esse é, realmente, um dos fatores essenciais em uma palestra. É por isso que a Insperiência conta com um time de speakers das mais diversas áreas, com histórias de vida “fora da curva”.

Capturar a atenção do público é uma tarefa cada vez mais difícil – são tantas distrações! –, de modo que transmitir mensagens importantes através de histórias se torna muito mais efetivo, interativo e humano. O velho modelo de fala mecânica, decorada, não encanta nem prende a atenção de ninguém. No final, a palestra não resulta em nada.

Uma palestra sobre tomada de decisão, por exemplo, atinge uma camada muito mais profunda quando o palestrante é o Muricy Ramalho, que vivenciou muito essa tarefa em sua carreira como técnico de futebol.

Todos sabemos que o espírito de equipe é importante, mas na dinâmica do Pit Stop com Átila Abreu a sua equipe pode sentir na pele o quanto o trabalho conjunto faz a diferença no resultado final.

Isso pra citar apenas dois exemplos. Clique aqui e conheça o nosso time completo de speakers exclusivos em nosso site. 

Além disso, temos uma equipe especializada em entender a demanda da sua empresa. Tudo bem se você ainda não está certo de qual é o tema mais adequado para a palestra que pretende contratar, nós ajudamos e personalizamos os produtos de acordo com a situação e objetivos da empresa.

Além das palestras, oferecemos workshops, programas de desenvolvimento, treinamentos e projetos especiais para a sua empresa. Entre em contato com a gente e inspire, desenvolva e transforme sua equipe!

Fabrício Ramos é fundador e diretor da Insperiência, tem vasta experiência no mercado de palestras e deu um depoimento bem legal sobre o assunto. Ele fala sobre a importância de contratar palestras, onde e como elas podem ser inseridas no calendário da sua empresa.
Clique aqui para conferir e acertar na escolha do palestrante!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *