Sem categoria

Temas para palestras: descubra como inspirar pela experiência

temas para palestras

Um dos grandes desafios dos gestores é escolher temas para palestras, e não pela dificuldade em decidir por um tema, mas sim pela necessidade em entender o real cenário da empresa.

Você vai contratar um palestrante para falar sobre motivação ou inovação? Liderança ou vendas? Economia ou superação? Percebeu como seu leque de opções é abrangente e envolve temáticas muito parecidas? Porém, o que garante o sucesso da palestra é a relação entre a experiência do palestrante e a expectativa da sua equipe.

Para definir os temas para palestras, treinamentos, cursos in company e outros eventos corporativos você precisa pensar em como aquele momento de aprendizado pode mudar a vida dos funcionários da sua empresa.

Quer aprender a escolher temas para palestras e saber como proporcionar um momento único para sua equipe? Então continue lendo este artigo que vamos te mostrar como inspirar pessoas através das palestras.

Por que contratar uma palestra?

Um dos principais objetivos da palestra é motivar e estimular mudanças a fim de otimizar os resultados pessoais e corporativos. Esse formato de evento é atrativo por ser dinâmico e trazer conteúdos práticos, aplicáveis ao dia e dia, sobretudo, pela integração das pessoas envolvidas.

Você percebeu que ao explicar sobre uma palestra te mostramos os benefícios dela para sua empresa? A estrutura da palestra tem caráter otimista e bem humorado, mas a linguagem e as técnicas vivenciais são adaptadas para o contexto ao qual a palestra será ministrada.

Se a sua ideia é aproveitar um curto espaço de tempo para estimular os funcionários ou apresentar novas ideias de uma maneira descontraída, sem dúvidas, contratar uma palestra é a solução para o seu problema.

Temas para palestras: faça a escolha certa

Agora que você já sabe que vai contratar uma empresa de educação corporativa, o próximo passo é escolher temas para palestras. Se você quer desenvolver a inteligência emocional dos funcionários para estimular a autoconfiança e a eficiência, você precisa de um palestrante que fale sobre motivação ou superação?

Mas e se seu objetivo for trabalhar as aptidões de comunicação para que sua equipe tenha um relacionamento mais sólido? Você deve contratar um palestrante com experiência de vida em liderança e trabalho em equipe ou comunicação e estratégia?

Antes de definir temas para palestras você precisa conhecer muito bem seu público interno e saber o que ele precisa. Uma palestra sobre motivação, por exemplo, pode ter um efeito momentâneo enquanto uma palestra sobre trabalho em equipe pode transformar os relacionamentos interpessoais.

Se você quer potencializar os resultados da sua empresa através de palestras, o exercício a ser feito é desenvolver um olhar para dentro da organização. Isso te permitirá analisar os pontos fortes da sua equipe a serem potencializá-los e os pontos fracos a serem neutralizá-los.

A escolha de temas para palestras é o ponto mais difícil e vulnerável ao erro – e colocará em perigo o sucesso do seu evento. Por isso, muitos gestores optam pela contratação de uma empresa de educação corporativa, uma vez que são treinados para identificar a real demanda da sua empresa e indicar um palestrante altamente qualificado e experiente para te atender.

Antes de pensar em sugestões de nomes, você precisa se certificar de que os palestrantes a serem contratados sejam especialistas em aperfeiçoar as habilidades de seus funcionários. E, para isso, seu objetivo precisa estar alinhado com a experiência de vida do palestrante.

Assim, sua equipe será impactada por histórias verdadeiras e que realmente façam sentido naquele contexto. Tenha sempre em mente que o intuito das palestras é educar e capacitar as pessoas por meio do conhecimento.

Inspire seu time pelas experiências

As palestras são efetivamente produtivas quando a narrativa do palestrante conta da sua própria trajetória profissional e como enfrentou as situações boas e ruins que acontecem durante a vida. Ou seja, as pessoas são interessadas em escutar histórias reais e mergulham nessas lembranças junto com o palestrante.

A experiência de vida é o melhor caminho para persuadir e engajar o público. Então você precisa de um palestrante didático, experiente e que inspire seus funcionários, os quais se desenvolverão através das histórias verdadeiras.

Nesse artigo você aprendeu que para escolher temas para palestras você precisa de profissionais gabaritados com histórias de vida interessantes para inspirar sua equipe por meio de experiências. E para ter sucesso na sua escolha, é indispensável o suporte de uma empresa de educação corporativa para garantir a assertividade do conteúdo.

Quer descobrir qual palestra inspiradora se adequa melhor para o seu negócio? Então entre em contato com um time de especialistas prontos para oferecer soluções customizadas para atender e desenvolver as necessidades da sua empresa.

1 comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *