Destaque

Por que receber um NÃO é melhor do que um SIM?

Se você é aquela pessoa que fica um tanto quanto incomodado ao receber um não, esse texto é para você! Mas se você consegue aceitar quando te falam não, a gente vai te provar que você está no caminho certo.

A importância de saber ouvir um não

Conseguir lidar com a derrota e a rejeição são dois principais indícios que caracterizam alguém flexível. Além disso, as pessoas que não estão acostumadas que as coisas aconteçam de outra forma que não a delas, se tornam extremamente frustradas quando enfrentam situações de negação ou rejeição.

De acordo com a psicóloga Marina Vasconcellos, terapeuta familiar e de casal pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), “a aceitação tem a ver com o modo como a pessoa foi criada. Se desde pequena alcançava tudo o que queria, sem passar por grandes frustrações e sem acatar os ‘nãos’ necessários, a pessoa cresce esperando que o mundo lhe diga ‘sim’. E fica muito desapontada caso ocorra o contrário”,

Quando o NÃO é melhor que o SIM

1.

Click to Flip

2.

Click to Flip

3.

Click to Flip

4.

Click to Flip

5.

Click to Flip

 

O que você desenvolve quando recebe um NÃO

Te torna um melhor chefe
Você se torna uma pessoa menos autoritária e mais empática, mas sem perder a confiança para tomar decisões sendo uma ótima opção para um cargo de liderança.

Um ótimo funcionário
Sabe cumprir ordens e sabe se posicionar pois não tem medo de arriscar e se posicionar.

Uma pessoa mais criativa
Consegue levar a criatividade para outro nível, arriscando e propondo ideias diferentes. E quando precisar obedecer os limites do briefing, consegue se adaptar.

Alguém que gosta de desafios (ou pelo menos, que se sai muito bem com eles)
Não teme erros e negativas, ou seja, está disposto à enfrentar problemas e criar novas soluções.

Conseguem fazer uma melhor gestão das suas carreiras
Independente da fase profissional que estejam passando, sempre contam com o “não” como uma possibilidade e traçam cenários para qualquer que seja a ocasião.

Saber aceitar a rejeição é um grande passo no caminho do autoconhecimento e do seu desenvolvimento profissional e pessoal. Saber ouvir “não” é saber respeitar o tempo e o momento das coisas, é aproveitar cada negativa para aprender e se desenvolver cada vez mais, e se tornar menos suscetível às frustrações do dia a dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *