Destaque

Boas redes de relacionamentos podem mudar a sua vida

boas redes de relacionamentos podem mudar a sua vida

Já ouviu falar que ninguém faz nada sozinho? Por mais clichê que pareça, não deixa de ser uma verdade. Relacionamentos são a chave pra quase tudo na vida, seja na vida privada ou no mundo dos negócios. Mas como criar bons laços – e, mais importante, como mantê-los?

Viver em sociedade é estar em contato constante com outras pessoas. Em família, na escola, no trabalho ou simplesmente tomando um cafezinho na padaria. Estamos o tempo todo lidando com as pessoas e suas particularidades.

No entanto, apenas esse contato não é o suficiente para estabelecer um relacionamento efetivamente. Enquanto algumas relações são criadas de forma bastante simples e natural, outras são mais complicadas, mas uma coisa é certa: todas dependem de um esforço mútuo.

É importante observar que existem diversos tipos de relacionamentos: familiares, amorosos, entre amigos, mas o que trataremos aqui é aquele conhecido como networking, termo em inglês que representa “redes de contatos”, ligado ao mundo empresarial.

Como mencionamos no post sobre equilíbrio entre vida pessoal e profissional, nós passamos a maior parte do tempo no trabalho. Por que, então, não criar boas conexões nesse tipo de ambiente? Acredite, pode melhorar muito sua satisfação com o trabalho!

high five em the office representando relacionamentos

Mas, afinal, como são criados esses relacionamentos?

Para criar relacionamentos é preciso demonstrar que estamos abertos às aproximações de outras pessoas, assim como ter a iniciativa quando surge uma oportunidade de iniciar uma conversa. Cuide sempre da sua imagem! Seja uma pessoa que você admiraria e gostaria de se aproximar e manter contato.

Com a internet (e as inúmeras redes sociais disponíveis) ficou ainda mais fácil puxar assunto, mas não vamos esquecer de viver no mundo real e ter contatos offline. Marcar um cafezinho para debater novas ideias é sempre uma boa pedida!

Por falar em redes sociais, seja ativo. Aproveite essas plataformas para mostrar quem é, o que você faz, com quais projetos está envolvido. Muita gente vai te conhecer através desse conteúdo e lembrará de você quando precisar de algo nesse sentido. Invista na sua visibilidade.

Cada ambiente/contexto requer uma forma diferente de se relacionar. Ter isso em mente é essencial para estar preparado para se conectar com os mais diversos tipos de personalidade. É importante respeitar e saber conviver com as diferenças de cada um.

Não se limite ao seu campo de atuação. Não são apenas pessoas da sua área que podem te agregar algo. E essa é a parte mais legal! Ter uma rede de relacionamentos diversa é participar de uma troca de experiências incrível que pode te surpreender!

Aliás, se engana quem pensa que só quem trabalha com vendas ou quem empreende precisa de networking. Todos, independente do tipo de trabalho que exercem, têm a ganhar com uma boa rede de relacionamentos. Desde compartilhar conhecimentos, as dores do negócio, até conseguir novas oportunidades e impulsionar a carreira.

cena de cumprimento no seriado brooklyn nine-nine para representar relacionamentos

O que fazer para cuidar dos relacionamentos?

É importante observar que relacionamentos são vias de mão dupla, onde ambas as partes podem e devem ser beneficiadas. Esse tipo de relacionamento é formado através de pontos em comum, sendo que ambos se fortalecem nessa relação.

Mas é preciso saber ouvir. Ouvir MESMO. Nada de ficar pensando sobre o que você vai dizer em seguida, mas focar realmente naquilo que a pessoa tem a dizer, da mesma forma que você gostaria de ser ouvido. Aliás, empatia é tudo. Não dá para manter um relacionamento saudável se não sabemos ou não nos propomos a nos colocar no lugar do outro.

Não tem mal algum em precisar de uma ajuda, mas também esteja presente – não apareça somente quando precisa de algo. Seja alguém com quem seus contatos sabem que podem contar quando precisam. Esse tipo de disponibilidade fica guardado na memória das pessoas e sua credibilidade aumenta.

De modo geral, é importante gerar valor para os demais para que se crie um tipo de relacionamento. Manter-se atualizado, consumir conteúdo e ter experiências relevantes para compartilhar, assim como um genuíno interesse em criar conexões, ajudar e ser ajudado. Sua rede de relacionamentos não precisa ser enorme, basta que tenha contatos de qualidade e relevância na sua vida.

Organizar, manter e expandir uma rede de relacionamentos é uma tarefa que requer uma estratégia. Por isso, disponibilizamos dicas muito relevantes de alguém que entende muito do assunto: Guilherme Alf, empresário e Relações Públicas, além de nosso speaker exclusivo.
Clique e confira: 10 dicas para organizar, manter e expandir a rede de relacionamentos (e várias oportunidades) por Guilherme Alf.

1 comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *