Destaque

Treinamento corporativo: por que investir em tempos de crise?

Treinamento corporativo: por que investir em tempos de crise? @insperiencia

Empresas de todos os portes e das mais diversas áreas de atuação vêm enfrentando meses difíceis. Se crises econômicas já são desafiadoras, o que dizer de uma crise causada por uma pandemia? Com redução de custos, corte de verba nos setores e até demissões em massa, o investimento em treinamento corporativo também acaba sendo reduzido ou cortado – o que, como veremos neste artigo, pode ser extremamente prejudicial para a sua empresa.

Considerar o desenvolvimento dos colaboradores dispensável em momentos de crise é um erro muito comum – mas um erro dos grandes. Afinal, é justamente nesses momentos que tais ações internas são essenciais para o sucesso do negócio.

A seguir, falaremos mais sobre os treinamentos corporativos e destacaremos alguns dos motivos pelos quais é tão importante investir neles. Confira!

O que são treinamentos corporativos?

Seja para o desenvolvimento técnico ou comportamental dos colaboradores, os treinamentos corporativos são aulas e práticas de educação cujo objetivo é aprimorar habilidades específicas dos profissionais de uma empresa.

Algumas empresas contam até mesmo com um setor próprio para isso, conhecido como área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).

Os treinamentos empresariais podem ser ministrados por colaboradores da própria organização ou profissionais especializados. Além disso, podem ser aplicados para profissionais de todas as áreas da empresa, desde os cargos júnior até os cargos de liderança.

A capacitação pode ser realizada in company ou em plataforma online. Muitas empresas desenvolvem uma plataforma específica para educação corporativa, com acesso interno exclusivo.

Por que investir em treinamento corporativo em tempos de crise?

Além de aprimorar habilidades individuais, oferecer conteúdo aos colaboradores auxilia no trabalho em equipe. Melhorias contínuas nos aspectos técnico e comportamental também proporcionam melhores resultados na empresa (a curto e longo prazo).

Listamos a seguir alguns dos principais motivos para focar em desenvolvimento dos colaboradores mesmo quando a situação é difícil. Ou melhor: principalmente nesses momentos.

Capacitação é um diferencial competitivo

Enxergar oportunidades na crise, ter a capacidade de se reinventar rapidamente e estar preparado para desafios inesperados é de extrema importância dentro de qualquer empresa. Em contexto de crise, esse perfil é primordial.

O treinamento dos colaboradores se reflete diretamente no dia a dia através de ideias criativas e inovadoras e sugestões de melhorias.

Muito se fala sobre a falta de profissionais capacitados no mercado de trabalho, mas também cabe à empresa identificar gaps técnicos e comportamentais e trabalhar no desenvolvimento do capital humano. É um investimento que traz retornos visíveis.

Motive seus colaboradores – eles irão muito além!

O aspecto emocional influencia e muito o trabalho de qualquer pessoa. Com todos os medos e preocupações que a pandemia trouxe, é muito provável (e compreensível) que o astral da equipe tenha sido impactado.

Além disso, o trabalho remoto mudou muito a rotina dos colaboradores. Com as escolas fechadas, muitos precisam conciliar as cobranças no trabalho com as necessidades dos filhos e os afazeres domésticos. Outros podem não dispor da melhor estrutura física em casa para fazer home office, por exemplo. São diversas situações que afetam a motivação dos colaboradores de uma empresa.

Assim, perceber que a empresa está preocupada com o seu desenvolvimento (mesmo diante de todas as dificuldades) pode trazer um ânimo muito valioso para o dia a dia de trabalho. Sua equipe sentirá que está sendo valorizada e que os esforços estão sendo reconhecidos, tornando o clima organizacional muito mais leve.

Melhore a produtividade do seu time

Quanto mais capacitado, menos tempo um profissional leva para executar suas tarefas e melhor o resultado final. Em tempos de crise, a produtividade é uma peça chave para que a empresa continue obtendo resultados.

A capacitação também é primordial no caso de redução no quadro de funcionários. Afinal, as demandas que os colaboradores dispensados executavam terão que ser absorvidas por seus colegas, que precisarão de conhecimento técnico e muita inteligência emocional para administrar as novas responsabilidades.

Faça a integração da empresa através do treinamento corporativo

No tópico anterior, falamos sobre os casos de demissões. Sem dúvidas, situações como essas geram desconforto entre os colaboradores, que se sentem inseguros e ameaçados.

O trabalho remoto também afeta a sensação de pertencimento. Embora a tecnologia auxilie em diversos aspectos, muitas vezes as relações esfriam devido à distância física, há falhas na comunicação e desentendimentos são muito mais comuns.

Em ambos os casos, os treinamentos são boas opções para gerar um momento de interação entre os colaboradores, transmitir e gerar confiança e trabalhar o relacionamento entre as áreas da empresa.

Aproveite os recursos disponíveis

Profissionais capacitados serão capazes de fazer o máximo aproveitamento dos recursos disponíveis. Com a redução de verba em muitos setores causada pela crise econômica, seus colaboradores deverão saber administrar os recursos da melhor forma possível, ter o “jogo de cintura” necessário para evitar gastos desnecessários.

Desta forma, o treinamento corporativo gera resultados tangíveis e mensuráveis para a empresa, ao mesmo tempo em que proporciona ao colaborador conhecimentos e habilidades para evolução pessoal, tornando seu currículo muito mais atrativo no mercado de trabalho. Ou seja, todos saem ganhando!

Se você quiser saber mais sobre treinamentos corporativos, a Insperiência tem um time de speakers exclusivos com experiência nas mais diversas áreas, com treinamentos online sobre vendas, liderança, marketing digital e muito mais. Clique aqui e confira!

1 comment

  1. Rafael Souza 30 junho, 2020 at 09:16 Responder

    Sempre é bom investir em qualquer tipo de treinamento se isso for favorecer o ambiente de trabalho é melhor ainda, ter uma empresa especializada no assunto irá otimizar muito o tempo do treinamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *