Apresentações memoráveis

Saber expor as próprias ideias é uma competência fundamental dos profissionais contemporâneos. Não importa se você vai encarar um grande público em um anfiteatro ou apenas um punhado de colegas de trabalho em uma sala de reuniões, você precisa aprender a expressar seus pensamentos com clareza.

Pensando isso, com a experiência de quem já atua no mercado de palestras há mais de 10 anos e representa com exclusividade alguns dos maiores palestrantes do Brasil, a Insperiência traz até você o workshop de Apresentações Memoráveis. Ao participar desse treinamento, você vai conseguir traduzir seu conhecimento em conceitos simples, estruturar suas apresentações de maneira eficiente, conquistar a atenção de sua audiência e transformar momentos potencialmente enfadonhos em ocasiões inesquecíveis.

Clique aqui e peça um orçamento.

Conteúdo programático:

ETAPA A – ATITUDE
Sua apresentação só terá a chance de se revelar realmente memorável se sua atitude fizer por merecer! Justamente por isso, na primeira etapa de nosso treinamento, escolhemos falar de elementos comportamentais indispensáveis, mas que são anteriores à apresentação em si. Vamos falar de entusiasmo, de iniciativa, de autoestima, de generosidade, de carisma, de persuasão, de proximidade e de autocrítica – tudo isso para criar uma fundação sólida para que você possa brilhar.

ETAPA B – BOM SENSO
Ainda que sua apresentação esteja apoiada em riqueza de conteúdo, em design impecável e em inúmeros ensaios, você poderá colocar tudo a perder se deixar de lado, ainda que por um único momento, o cuidado com a preservação do bom senso. Como apresentações são eventos contextuais, os valores culturais compartilhados pelo público precisam ser levados permanentemente em consideração. Por isso, precisamos falar abertamente de humor, de linguagem, de sensibilidade e de empatia, sempre colocando a prudência como elemento central e minimizando, assim, os riscos associados a eventuais deslizes.

ETAPA C – CONTEÚDO
Nessa etapa, você vai receber todos os instrumentos para que o conteúdo de sua apresentação não saia da memória de cada um dos participantes de seu público. Partindo do princípio de que o contexto é a chave da atenção, vamos falar de estimulação criativa, de storytelling e de perfis de narrativas. Além disso, vamos ilustrar duas formas diferentes de pesquisa por referências – tudo para que você possa projetar diferentes cenários na busca pela maximização do impacto de seu depoimento. A partir daí, vamos olhar com carinho para a estruturação preliminar da apresentação e para os ciclos iniciais de refinamento. Parece fácil, mas espere só até você precisar escolher entre o bom e o ótimo!

ETAPA D – DESIGN
Uma vez tomadas as decisões adequadas com relação ao conteúdo, o cuidado com o Design pode transformar uma apresentação ótima em uma experiência inesquecível. Nessa etapa, como não podia deixar de ser, vamos falar em recursos visuais, incluindo imagens, tipografia e diagramação, mas é importante frisar que os instrumentos de apoio à sua fala não se resumem ao que você decidir projetar em uma tela. A partir dessa consciência, também vamos falar de áudio e vídeo, de interatividade, de figurino, de cenário e de recursos analógicos. Não esqueça: as grandes diferenças se constroem a partir dos pequenos detalhes!

ETAPA E – ENTREGA
A quinta e última etapa desse processo de capacitação é, também, a mais decisiva para o sucesso de sua apresentação. É claro que conteúdo primoroso e Design impecável são elementos muito importantes, mas é sua performance de entrega que vai determinar se o resultado serão aplausos de pé ou avaliações indiferentes. Vamos falar de comunicação, de voz, de dicção, de oratória, de postura, de expressão corporal e de ritmo – em outras palavras, de todas as questões técnicas e táticas indispensáveis para fortalecer sua atuação. Porém, teremos também uma preocupação toda especial com questões de natureza estratégica, incluindo a incorporação de uma rotina de ensaios e o detalhamento de um roadmap do que você deve fazer não só no dia da apresentação, mas também na véspera e no dia seguinte.

Em cada uma das etapas de nosso treinamento, é esperado que você chegue a conclusões que façam você reconsiderar decisões tomadas em uma ou mais etapas anteriores, o que reforça a ideia de que a preparação de apresentações é um processo aberto. O que realmente importa, porém, é que, ao final desse treinamento, você terá desenvolvido uma compreensão profunda a respeito dos elementos envolvidos na criação, no amadurecimento e na realização de uma apresentação verdadeiramente memorável.

Clique aqui e peça um orçamento!

Facilitador

Gustavo Reis

Educação | Inovação | Criatividade

Professor e empreendedor educacional Gustavo Reis é um professor, por vocação e por ofício, que se dedica a mostrar que todo mundo pode aprender mais e ensinar melhor. Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS e mestre em Design Estratégico pela Unisinos, Gustavo pertence ao time de speakers exclusivos da Insperiência desde 2014. Gustavo já palestrou e ministrou treinamentos corporativos em dezenas de instituições, incluindo Facebook, Ypê, Grendene, Volvo, Brasil Foods, Gafisa, Grupo RBS, Caixa/Fenae, Sebrae (MG, CE, MT e ES), Sicredi (RS e MS), Senac, Tribunal Regional Eleitoral, Yázigi/Pearson, Cel.lep Idiomas, UFRGS, UCS, URI, UNISC, UNOESC e Unochapecó. Entre os grandes eventos de que participou, destacam-se o TEDxUnisinos (Porto Alegre), a Campus Party (São Paulo), o Top 10 Empresarial (Brasília) e, por duas vezes, a Bett Educar (São Paulo). Gustavo é um autoproclamado “curioso serial”, e a variedade de temas que apresenta em suas palestras reflete claramente essa multiplicidade de interesses. Suas falas, que conectam os mundos da Educação, da Tecnologia de Informação, do Design e da Psicologia de maneira dinâmica e bem humorada, vêm encantando plateias espalhadas por todo o país. Ao explorar essas conexões, Gustavo se movimenta ao longo de vários eixos temáticos, incluindo o ensino, a aprendizagem, a criatividade, a inovação, a comunicação, o comportamento e o relacionamento humano. Reunindo suas experiências de quase 3 décadas como professor e de mais de 5 anos como palestrante, Gustavo tem também fortalecido sua atuação como instrutor corporativo. Entre os treinamentos imediatamente disponíveis, destacam-se “Gestão do Tempo e Prioridades”, “Feedback na Prática” e “o ABCDE das Apresentações Memoráveis”.

Ver mais